Bahia

Metrô de Salvador ultrapassa 80 casos de furtos de cabos no primeiro trimestre de 2023

Em entrevista a Salvador FM, o gerente executivo de atendimento da concessionária, Leonardo Balbino, revelou que o aumento vem sendo significativo desde 2022.

Manu Dias/GOVBA
Manu Dias/GOVBA

A concessionária CCR Metrô Bahia, responsável pela operação do sistema metroviário em Salvador, registrou 81 furtos de cabos e fios no primeiro trimestre de 2023. Em entrevista a Salvador FM, o gerente executivo de atendimento da concessionária, Leonardo Balbino, revelou que o aumento vem sendo significativo desde 2022.

“No ano de 2022 a gente teve um aumento muito significativo em relação ao ano anterior. Em 2021 foram 120 casos mais ou menos e no ano passado isso aumentou para mais de 500. Só neste ano, a gente já está com 81 casos registrados”, revelou o gerente executivo em entrevista à emissora, na manhã desta quarta-feira (15).

Com os furtos cada vez mais comuns, cerca de 350 mil usuários que utilizam o sistema diariamente, estão sendo prejudicados. “Quando a gente tem uma situação dessa acaba impactando em tempo de viagem, em tempo de deslocamento das pessoas que muitas vezes estão com compromisso, hora marcada, e a gente acaba tendo muitas vezes uma velocidade menor da circulação dos trens”, explicou.

Segundo Leonardo, ações estão sendo realizadas e pensadas para reverter a situação. “Desde o ano passado, por exemplo, a gente fez uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública pra gente ter algumas atuações em conjunto com os órgãos públicos. A gente já vem já há muito mais tempo implementando tecnologias como sensores pra gente detectar invasões no sistema, uma proteção maior dos cabos, rondas sendo executadas diariamente em todo o sistema e tem outras ações que estão em andamento e também em estudo”, revelou.

*Com informações do repórter Paulinho FP