Política

Após "Dilma de calças", Lula diz que anúncios ministeriais precisam passar por Rui Costa

Presidente Lula (PT) teve reunião com ministros da área social do governo na manhã desta terça-feira (14)

Ricardo Stuckert/PT
Ricardo Stuckert/PT

Em reunião nesta terça-feira (14), o presidente Lula (PT) deu "um puxão de orelhas" em alguns ministros ao afirmar que os anúncios das respectivas só devem ser feitos após passarem pelo crivo da Casa Civil, chefiada pelo ex-governador da Bahia, Rui Costa

A fala veio após o chefe do Executivo federal, na última sexta-feira (10), afirmar que Rui é a "Dilma de calças" da gestão.

De acordo com o petista, houve casos de anúncios prematuros por parte de ministros, sem especificar quais seriam, uma vez que o encontro estava sendo transmitido pela internet. Porém, lula reforçou que a Presidência deve ser avisada sobre todas as medidas que os órgãos federais querem anunciar.

"Nós não queremos que nenhum ministro ou ministra anuncie publicamente qualquer política pública sem ter sido acordado com a Casa Civil. Nós não queremos propostas de ministros. Todas as propostas de ministros devem ser transformadas em propostas de governo”, afirmou o mandatário. 

“A gente também não pode correr risco de anunciar coisa que não vai acontecer. A minha sugestão para que a coisa fique bastante coesa e harmônica é que ninguém anuncie absolutamente nada que seja novo sem passar pela Casa Civil”, acrescentou.