No Dia Internacional da Mulher, 08 de Março, ocorreu a 5° edição da Marcha 8M Bahia, neste ano com o tema "Bicentenário da Independência da Bahia: Mulheres insubmissas protagonistas da Democracia". A caminhada aconteceu no Largo da Lapinha até o Centro Histórico.
A co-vereadora Laina Crisóstomo, do coletivo Pretas por Salvador (PSOL), comentou a importância da data em sessão do plenário. “Vamos sair em caminhada em direção ao Pelourinho justamente pra poder mostrar o quanto as mulheres seguem unidas e lutando. Então a tarefa da gente de ocupar o oito de março é: A gente não quer flores, queremos políticas públicas e a gente quer equipamentos que de fato nos garantam segurança e tranquilidade pra ter uma vida sem violência”, opinou.
O coletivo é líder da oposição na Câmara de Vereadores tem como uma das principais pautas a defesa da vida das mulheres e esteve presente da ação.
Marcha 8 de Março
A Marcha, que está em sua 5° edição, é uma organização livre formada por diferentes movimentos de mulheres. A ação conta com a assinatura de uma média de 70 entidades, representantes de mulheres urbanas e camponesas, trabalhadoras domésticas, marisqueiras, pescadoras, negras, quilombolas, LGBTQIAP+.