Os clubes da Série B do Campeonato Brasileiro aceitaram a proposta da Brax, nesta quinta-feira (09), que irá vender os direitos de transmissão da competição pelos próximos quatro anos. O contrato vai embolsar 210 milhões já neste ano aos clubes e até o final de sua vigência, em 2026, gerará 279 milhões.
Firmado no Rio de Janeiro, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, CBF, a Brax fica responsável de negociar os direitos de transmissão aos clubes com as emissoras, mas o pagamento aos times já está assegurado no dispositivo. A estimativa é que cada uma das 20 equipes recebam, já em 2023, R$ 10 milhões.
Neste ano, ainda cabe destacar, que a CBF custeará despesas com logística na competição, o que pode aumentar o lucro dos times em até 10%. Todo este debate surge por conta do fim do contrato com a TV Globo, que rendia 208 milhões por temporada. A Associação Nacional dos Clubes de Futebol (ANCF) tentou renovar este acordo mas as negociações não avançaram, após isso a CBF tentou fazer uma concorrência mas a iniciativa não atraiu investidores que os clubes avaliaram como atrativos.
Apesar do contrato representar uma segurança para os times da Série B, essa negociação melou com os planos de transmissão de forma casada da Série A e da Segundona, a partir de 2025.