Nesta terça-feira (28) terão acesso ao resultado os candidatos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada, SISU. Ou seja, será divulgada a primeira lista de convocados para cada faculdade, mas para aqueles que não foram admitidos em nenhuma das duas ainda é possível escolher qual das listas de espera, entre a sua primeira e segunda opção escolhida no SISU, o aluno quer participar. O mentor de estudantes para vestibulares, Rafael Barreto, em entrevista ao Portal Salvador FM, deu dicas para fazer essa boa escolha.
"Uma nova grande decisão precisa ser tomada: em qual lista de espera participar. Para isso, é muito importante conhecer o histórico desta faculdade e curso, isso se faz olhando o site da universidade, onde tem as chamadas em vestibulares de outros anos. Dessa forma, é possível entender qual a variação do corte entre a primeira e segunda chamada, além do número de pessoas que é chamada entre uma e outra. A partir daí uma boa decisão pode ser tomada e existe mais uma chance de entrar na Universidade Pública," orientou Barreto.
Na Bahia, são 15.175 vagas ofertadas em instituições de ensino superior. O SISU faz a triagem entre candidatos de todo o Brasil, a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, rankeando e separando os estudantes a partir do curso, universidade e modalidade escolhida, ampla concorrência ou sistema de cotas.