A deputada estadual Olívia Santana saiu em defesa da indicação da ex-primeira dama Aline Peixoto à vaga no conselho do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Em conversa com o Portal Salvador FM, na manhã desta sexta-feira (24), Olívia disse que as análises sobre a competência da esposa do ministro da Casa Civil e ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), são obstruídas por "barreiras arcaicas" com origem no machismo.
"Nunca uma mulher ocupou uma cadeira no TCM, são cargos sempre definidos por homens e, geralmente, com apoios políticos arregimentados em prol de candidaturas masculinas", ponderou.
"Desta vez, haverá um desvio de rota, uma mudança muito importante", completou Olívia.
Com o adiamento das sabatinas em razão da viagem do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), a votação pode ser realizada no dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher.
"Vai acabar sendo simbólico […] sou da luta das mulheres e luto para que elas possam ocupar espaços de poder pela capacidade política e de liderança", assegurou a deputada, que reitera o "apoio substancial" para a candidatura de Aline.