Homem de confiança durante a gestão de Rui Costa (PT) na Bahia, o líder do governo na Assembleia Legislativa (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT), reiterou a sua segurança na aprovação do nome da ex-primeira dama Aline Peixoto ao conselho do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Nos últimos dias, tem repercutido declarações de deputados governistas a favor de Aline, enfermeira de formação e com atuação na área social.
"A base está totalmente unida, todos apontam para o mesmo sentido, isso com todos que tenho conversado. A inscrição dela foi feita com 34 assinaturas e precisamos de 32 para validar o seu nome. Então, está muito bem encaminhado, temos número suficiente", analisou Rosemberg.
Prevista anteriormente para os dias 27 e 28 de fevereiro, as sabatinas de Aline Peixoto e Tom Araújo (UB) foram adiadas para os dias 6 e 7 de março, em razão de uma viagem do presidente Adolfo Menezes (PSD).
Com isso, há a possibilidade de que a votação ocorra no dia 8, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher. Rosemberg vê com bons olhos a chance da primeira mulher a ocupar o conselho no TCM ser escolhida nesta data.
"Pois é, quando as coisas caminham bem, tudo conspira favoravelmente. A eleição mudou para o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e espero que nesse dia os deputados escolham a primeira conselheira do TCM", ponderou o parlamentar.
Segundo o líder do governo, os relatores já apresentaram os relatórios à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deve em breve publicar o parecer.
Em seguida, o presidente da AL-BA convoca duas sessões extraordinárias onde irá ouvir os candidatos.