O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viaja no próximo mês para a China e, dentre as pautas, está no radar a negociação para a volta da fábrica da Ford para a Bahia. A marca de carros esteve com sua montadora no estado durante 20 anos mas anunciou sua saída em janeiro de 2021, causando a perda de de 4,8 mil empregos com carteira assinada.
As conversas já se iniciaram, segundo apuração da Veja, devem ser direcionadas à produção de carros elétricos no estado. Com a viagem de Lula para a China, a expectativa é que as conversas se intensifiquem, juntamente com o apoio do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele também deve estar na equipe da comitiva, afinal, é uma expedição que buscará trazer apoios externos, principalmente, para as áreas do agronegócio, infraestrutura e tecnologia.
Uma outra possibilidade é que o polo de Camaçari esteja no foco da busca por incentivos nesta viagem. O próprio Governo do Estado já vem atuando neste sentido firmando um protocolo de intenções com a BYD Auto, multinacional chinesa. Agora, a delegação de Lula pode significar uma união de esforços para esta questão também.