Seguindo a tradição, mais um ano o prefeito de Salvador não marcou presença no cortejo do Ilê Aiyê. Este é o primeiro carnaval de Bruno Reis como gestor municipal, mas desde o seu antecessor, ACM Neto, a situação é a mesma. Questionado sobre o possível descaso, tendo em vista a aproximação da organização com os governos de esquerda, o secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho negou os rumores e destacou projetos envolvendo o bloco afro.
“A prefeitura está muito próxima do Ilê o ano inteiro e não só hoje. Não só do Ilê como de todos os blocos afro. Inclusive, a gente está fazendo um plano muito completo de sustentabilidade dos blocos afro para que a gente consiga gerar renda, trabalho, atividade durante todo o ano e não só no carnaval”, revelou Tourinho ao Portal Salvador FM.
Em sua carreira como empresário, o secretário costumava sempre levar os seus clientes para visitar o Ilê, e mantém uma proximidade com o bloco e toda a sua cultura.
“É a essência da nossa música. Eu sempre estive aqui e tem alguns anos que eu frequento, inclusive o terreiro Ilê Axé Jitolu. Então estar aqui hoje representando a cidade, essa paixão por Salvador que a prefeitura tem, é muito significante pra mim, muito emocionante”, comemorou.