Ângela Guimarães, secretária de promoção e igualdade racial da Bahia, fez neste sábado (18), em entrevista a Rádio Salvador FM no Camarote Expresso 2222, um balanço de denúncias realizadas neste carnaval e relata registro de racismo que ocorreu na última sexta-feira (17). Esse caso, envolveu uma policial negra que foi xingada de forma ofensiva e sistemática de 'nêga' e 'neguinha' por uma foliã que queria forçar uma passagem.
A secretária parabeniza a atitude da agente de segurança e ressalta que ela já está recebendo apoio psicológico e jurídico para lidar com o ocorrido. "A agressora, como foi impedida, recorreu a essa ofensa racista para querer desqualificar e ofender a dignidade humana desta profissional. Mas, justamente por ser uma policial consciente de seus direitos, ela deu voz de prisão e registrou a ocorrência" , acrescentou Ângela.
Ao longo de todo o carnaval a secretária afirmou que já ocorreram diversas outras situações, que ainda estão em fase de investigação mais preliminares, "atuamos para que o carnaval seja uma festa de direitos, e não de violação deles", finaliza.