A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu, nesta quarta-feira (15), US$5,6 bilhões para arcar com as necessidades humanitárias na Ucrânia ao longo de 2023. O valor será destinado para os 11,1 milhões de habitantes do país, além dos 4,2 milhões de refugiados que fugiram do país devido à guerra.
"Devemos fazer todo o possível para chegar às comunidades mais difíceis de alcançar, incluindo as que estão próximas da linha de frente. O sofrimento do povo ucraniano está longe de acabar, eles continuam precisando do apoio internacional", acrescentou afirmou o diretor de operações humanitárias da ONU, Martin Griffiths.
A guerra já dura quase um ano e continua provocando centenas de mortes diariamente. A divisão da quantia visa destinar 3,9 bilhões de dólares para os habitantes do país e 1,7 bilhão para os 4,2 milhões de refugiados e de suas comunidades de acolhida em vários países do leste da Europa.
A maior parte da ajuda aos refugiados será destinada à Polônia, principal país de recepção no leste europeu, e à Moldávia, por onde transitam muitos refugiados antes de seguir para outros países. As mulheres e as crianças representam 86% da população total de refugiados, segundo a ONU.