Nesta segunda-feira (06), no Teatro Arino Ramos Ferreira, Rio de Janeiro, o ex-ministro da Casa Civil Aloízio Mercadante (PT) tomou posse como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O evento ocorreu por volta das 10h e contou com presença de mais de dez ministros, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice Geraldo Alckmin (PSB) e da ex-presidente Dilma Roussef (PT).
Mercadante ressaltou que em seus primeiros dias de gestão vai "apoiar as micro, pequenas e médias empresas e as cooperativas de economia solidária com R$ 65 bilhões por meio de crédito indireto do banco e alavancagem via garantias do crédito privado".
A cerimônia foi marcada pela presença do alto escalão do governo, inclusive do presidente Lula (PT) que, por meio das redes sociais disse confiar em Mercadante. “Estou botando muita fé na gestão de Aloizio Mercadante no BNDES. Ele tem uma missão: fazer o BNDES voltar a ser motivo de orgulho para o povo. Não podemos ficar com um país paralisado como está hoje. Desejo uma boa gestão!”