Um jovem foi morto a tiros por um policial durante uma abordagem na madrugada deste domingo (5), na cidade de Vera, no Mato Grosso. Segundo informações da PM, agentes foram acionados para atender uma ocorrência de perturbação do sossego.
Ao chegarem no local, viram um grupo reunido em volta de um carro com música alta e pediram a documentação do veículo. A polícia alega que Diego Kalinski, 26, mostrou o documento pelo celular, mas teria se irritado e tomado o cassetete de um dos policiais.
No momento em que corre em direção ao policial, um deles dispara ao menos três vezes contra Diego, que cai desacordado. Outro tiro atingiu o irmão da vítima, que segue internado.
Em nota, a PM informa que o uso da arma de fogo foi necessário diante do risco oferecido pelo grupo.
"Dada a superioridade numérica e a agressividade dos suspeitos […], esses meios foram insuficientes, sendo necessária a utilização da arma de fogo, que fora utilizada moderadamente", diz a PM.
A cena foi filmada por testemunhas que estavam no local. Pelo menos dois vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da morte do jovem.
Em um dos vídeos, Diego está sendo levado para o camburão da PM, mas resiste a ser preso. Ele consegue se desvencilhar dos policiais e avança para cima de um deles com o cassetete, quando é atingido pelos disparos.
Amigos de Diego disseram que o jovem estava desarmado no momento da morte e que não possui registro de armas.
Assista (IMAGENS FORTES):
Vídeo mostra policial atirando e matando homem em Vera, no norte de Mato Grosso. O caso aconteceu às 3 horas da manhã deste domingo. A PM foi acionada por conta de som alto, no centro na cidade. Quem estava no local entrou em desespero afirmando que a vítima estava desarmada. pic.twitter.com/1LjrYe1wy6
— MidiaJur (@midiajur) February 5, 2023