A “Operação Paz no Lar”, realizada pela Operação Ronda Maria da Penha (ORPM) Leste, atendeu 30 mulheres no mês de janeiro. A ação desenvolvida para coibir violência doméstica e feminicídio consiste no deslocamento de guarnições até a casa da vítima, após acionamento de Centros Integrados de Comunicação (Cicoms).
No período, foram contabilizadas duas prisões em flagrante de agressores, sete acompanhamentos de mulheres para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). Dessas, apenas duas realizaram boletim de ocorrência. Durante o primeiro mês do ano, 95 medidas protetivas de urgência foram acompanhadas, assim como 218 rondas nas proximidades das casas das vítimas e 231 abordagens preventivas.
De acordo com a ORPM Leste, tenente Renata Martins, “Operação Paz no Lar” é um trabalho pioneiro na Bahia, pois tem caráter específico de atender imediatamente as vítimas de agressão. “Hoje realizamos o acompanhamento 242, que vivem em Feira de Santana e nos distritos que a 64ª, 65ª, 66ª e 67ª Companhias Independentes (CIPM) da Polícia Militar (CIPMs) atuam”, disse a militar.
A oficial informou que as assistidas contam com a PM e um rede de apoio formada pela ORPM, Deams, Secretária da Mulher, Ministério Público e outros voluntários. “Nossas acompanhadas sabem que existe todo o sistema de proteção. Isso estimula as denúncias, pois sabem que não estão sozinhas”, concluiu a comandante.