Os shows de Elba Ramalho, Santanna O Cantador, Mestre Gennaro e Del Feliz levaram o público ao delírio na noite desta sexta-feira (27), durante a abertura do 1º Festival de Forró de Riachão do Jacuípe.
Aproximadamente 15 mil presentes na praça Landulfo Alves dançaram ao som do arrasta pé e curtiram as apresentações das mais de 15 atrações que subiram ao palco. O público também se emocionou com o show da pequena Alice D'Ângelo, de apenas nove anos.
Segundo o prefeito Carlos Matos, o caráter pioneiro do município em promover um evento gratuito de cultura junina no mês de janeiro “transformou Riachão do Jacuípe na capital nacional do forró neste fim de semana”.
Santanna chamou a iniciativa de “revolucionária”. De acordo com ele, “o Nordeste precisa disso, promover os ritos maravilhosos que fazem a nossa cultura popular”.
Na coletiva de impressa, antes do show, a cantora Elba Ramalho falou da felicidade em participar do evento porque nunca havia tocado na cidade. Afirmou que interrompeu as férias, em Trancoso, no Sul da Bahia, “porque não poderia recusar o convite de Del Feliz”, anfitrião e um dos organizadores do evento.
Del Feliz lembrou que a realização do festival “passa pela valorização da cultura local, da agricultura familiar, da promoção do artesanato e na formação da população a partir da oferta de oficinas de sanfona e dança, além da literatura de cordel”.
A festa continua neste sábado (28) com mais de 15 atrações, incluindo Chambinho do Acordeon, Mariana Aydar, Nando Cordel, Trio Nordestino, e a cantora portuguesa Noa.
Também fazem parte da lista, DJ Preta, Mardio e Milena, Luana Ingry, Pedro Sampaio, Joyce França e Lucinha Owens, Malvadinhos do Forró, Ari PB (Cacau com Leite), Jairo Barboza, Raphael Moura, Olivan Monteiro, Zé Livrório, Flor Serena e Rural Elétrica.