Com objetivo de conter a proliferação do transmissor da dengue, zika e chikungunya na capital baiana, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com a intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti neste final de semana. A estratégia faz parte do projeto Verão sem Mosquito e nesse sábado (28), das 8h às 12h, os agentes de combate às endemias visitarão as comunidades de Pernambués, Arraial do Retiro, Liberdade, Caixa D’água e Imbuí.
Durante a ação, os profissionais do CCZ realizarão a visita casa a casa, inspeção para identificação e eliminação de focos do Aedes em logradouros públicos das localidades, bem como o bloqueio espacial com a aplicação de inseticida para eliminar o mosquito na fase já adulta.
“O enfrentamento à proliferação do Aedes tem sido uma prioridade das equipes do Centro de Controle de Zoonoses para evitar o avanço dos casos de dengue, zika e chikungunya na cidade. Convocamos os moradores dessas localidades para auxiliar o CCZ recebendo nossos agentes nas casas, bem como evitando locais com água parada que possam servir de criadouro para o inseto”, destacou a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez.
Nos últimos dois finais de semana, quando teve início a intensificação, as equipes do CCZ visitaram cerca de 3 mil imóveis nos bairros de Mussurunga, Itapuã, Paralela, Cajazeiras IV, Fazenda Grande IV, Tubarão, Periperi, Massaranduba e Vila Ruy Barbosa. No total, foram inspecionados mais de 5,8 mil depósitos e eliminados mais de mil focos do mosquito na estratégia.
Locais:
– Pernambués – Ponto de encontro na Praça Artur Lago;
– Arraial do Retiro – Ponto de encontro na Igreja São Tiago;
– Liberdade – Ponto de encontro no Curuzu;
– Caixa D’Água – Ponto de encontro na sede do Distrito Sanitário da Liberdade;
– Imbuí – Ponto de encontro no Shopping Caboatã.