O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD), afirmou nesta segunda-feira (23) que as imagens de indígenas ianomamis em situação de desnutrição, em Roraima, chocou o Brasil e "o mundo".
Segundo Adolfo, a percepção das fotos que ganharam as redes sociais e repercutiram na imprensa é de total "desumanidade", destacando o aumento da mortalidade de "bebês indígenas", condições que resultaram da falta de investimento na Funai ao longo do governo Bolsonaro.
"A falta de total assistência médica e os casos de desnutrição horrorizaram o Brasil e o Mundo. Houve aumento da mortalidade de bebês indígenas; foram registrados 11 mil casos de malária; desmonte da FUNAI, e tudo isso ao mesmo tempo em que o desmatamento atingiu a maior taxa em mais de uma década, com quase 11 mil km²", declarou Adolfo.
Ele destacou que o governo Lula já adotou providências para tentar minimizar a crise sanitária instalada no território indígena.
"Felizmente, o governo do presidente Lula já está tomando medidas para modificar mais este absurdo em nosso país. Fiquei chocado com as imagens que vi”, completou.