Bahia

Complexo Viário que liga Lucaia e Garibaldi é entregue pela prefeitura de Salvador

O Complexo Viário Rei Pelé faz homenagem ao craque de futebol

Valter Pontes/Secom
Valter Pontes/Secom

O Complexo Viário Rei Pelé, que faz a ligação entre o bairro da Lucaia e o da Garibaldi, em Salvador, foi entregue nesta quarta-feira (18), pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis. A obra integra o segundo trecho do BRT da capital baiana.

No Twitter, o prefeito Bruno Reis afirmou que os novos viadutos irão contribuir na desobstrução do trânsito no local. “Essa obra faz parte do 2° trecho do BRT, que não é apenas uma obra de mobilidade, mas um conjunto de intervenções de infraestrutura que estão transformando Salvador!”, escreveu o prefeito.

Os veículos que saírem da Rua Lucaia para acessar a Avenida Anita Garibaldi e aqueles que fizerem o sentido inverso passarão por cima dos elevados. Com isso, o complexo viário elimina a necessidade das sinaleiras que haviam na região, e de retorno na Avenida Vasco da Gama, melhorando a mobilidade. Além disso, as obras de macrodrenagem já realizadas no trecho 1 acabam com os alagamentos na área compreendida pela Rua Lucaia e Avenida Juracy Magalhães Júnior.

“Este é o primeiro marco de entrega da última etapa do BRT. Até final do ano concluiremos toda a obra. Com todos os trechos entregues, teremos a cidade mais conectada do Brasil com outros modais, a exemplo do metrô”, declarou Bruno Reis. 

Com o BRT, além da melhoria viária, a obra também promove ação direta na infraestrutura da cidade. “Com isso, resolvemos definitivamente alagamentos nas avenidas ACM e Juracy Magalhães; fizemos elevados no entorno do Hiper Bompreço, Cidadela, no Mergulhão da Magalhães Neto, e na Ponte sobre o rio Camarajipe, dentre outros", relatou o prefeito.

O secretário de Mobilidade destacou a importância do Complexo Viário Rei Pelé para reduzir o gargalo do trânsito na região e o tempo de deslocamento para os condutores. "É um equipamento necessário há anos, pois concentra um fluxo de veículos superior ao que a própria dinâmica do dia a dia comporta com a semaforização. Foi observado que a região necessitava de elevados que permitissem um fluxo contínuo e com maior fluidez. E, a partir da chegada do BRT nesta região, passamos a ter um sistema mais completo. O BRT passa por baixo, sentido Vasco da Gama, enquanto os viadutos realizam a conexão entre essas duas avenidas importantes. A escolha desses equipamentos foi feita a partir de microssimulação, buscando as melhores alternativas em fluidez, tempo e qualidade de vida para a população", declarou Muller.

Estrutura
O complexo entregue hoje compreende dois elevados de ligação entre a Rua Lucaia e a Avenida Anita Garibaldi, e fazem parte das obras do Trecho 2 do BRT, que vai desde o Cidade Jardim até a Estação da Lapa, via Vasco da Gama. O elevado de acesso à Garibaldi possui 317 metros de extensão e duas faixas de rolamento. Já o elevado de acesso à Lucaia, possui 425 metros de extensão e duas faixas em pavimento de asfalto. O investimento no equipamento foi de R$ 24,6 milhões.

A entrega da estrutura contou com a presença dos  secretários de Mobilidade, Fabrizzio Muller, e de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, dentre outros gestores municipais.

Complexo Viário Rei Pelé
O complexo recebeu o nome de Pelé em homenagem ao craque do futebol brasileiro, após a morte do ex-jogador. O anúncio que o nome do viaduto seria uma referência ao rei foi feita por Bruno Reis, em coletiva realizada na noite desta sexta (30), no terceiro dia de show do Festival Virada Salvador2023.