Os corpos de dois indígenas da etnia Pataxó foram executados a tiros no final da tarde de terça-feira (17), na BR-101, trecho próximo ao povoado de Montinho, no município de Itabela, na Bahia.
As vítimas, identificadas como Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25 anos e Nawy de Jesus, de 16 anos, eram moradores das aldeias Barra Velha e Craveiros, situadas em Prado e Porto Seguro.
De acordo com a polícia, a dupla foi atingida pelos tiros, quando se deslocava do Povoado de Montinho para uma das fazendas ocupadas por um grupo indígena. Testemunhas informaram que os disparos foram feitos por homens em uma motocicleta e as vítimas foram atingidas nas costas.
Os corpos foram para o Departamento Médico Legal de Eunápolis. O caso é investigado pela Delegacia Territorial (DT) de Itabela. Ainda não há informações sobre a autoria e motivação do crime.
Tensão
Desde o ano passado, um clima de tensão se consolidou entre ruralistas e indígenas. Os povos originários denunciam ataques e reivindicam a demarcação de áreas.