Em meio às reclamações decorrentes das condições de funcionamento do Elevador Lacerda, o secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Müller, garantiu, durante entrevista ao Fora do Plenário, da Salvador FM, que o equipamento, responsável por interligar a Cidade Baixa à Cidade Alta, passará por uma requalificação estrutural.
Além do projeto de recuperação do equipamento histórico, o secretário contou que há também um planejamento de transformar o Elevador Lacerda em uma experiência para os usuários: “O que planejamos é uma requalificação grande para o Elevador Lacerda, desde a parte estrutural até as adequações elétricas […] Além disso, queremos melhorar a experiência não só dos nossos cidadãos que utilizam o equipamento como um meio de transporte, mas também para o turista, que busca uma experiência diferente”, explicou Müller.
O secretário destacou ainda que o projeto de tornar o elevador uma experiência é dialogado com profissionais especializados, para trazer esse atrativo para o equipamento. Questionado sobre a possibilidade de ser transformado em um elevador panorâmico, Müller descartou a possibilidade e ressaltou que isso iria precisar de “uma mudança na fachada do elevador”.
Elevador Lacerda
Considerado um patrimônio histórico de Salvador e um dos cartões postais da capital, o Elevador Lacerda funciona como um importante atrativo turístico para a cidade. Este ano, o equipamento completa seus 150 anos de existência.
Assista entrevista completa