Bahia

Salvador reciclou mais de 2,4 mil toneladas de resíduos em 2022, diz levantamento

Segundo a Brasken, incentivadora dos projetos responsáveis pela ação, a reciclagem gerou um aumento de renda para catadores e benefícios para a população, que puderam trocar os objetos recicláveis por produtos, atividades e doações para ONGs

Brasken
Brasken

Mais de 2,4 mil toneladas de resíduos foram reciclados em Salvador e na Região Metropolitana em 2022. Segundo a Brasken, incentivadora dos projetos responsáveis pela ação, a reciclagem gerou um aumento de renda para catadores e benefícios para a população, que puderam trocar os objetos recicláveis por produtos, atividades e doações para ONGs.

Um dos projetos que contribuíram para as mais de duas mil toneladas recicladas foi o So+ma. Com objetivo de estimular a prática da reciclagem em Camaçari, na RMS, os moradores puderam trocar os recicláveis por produtos de limpeza, alimentos e cursos. O projeto proporcionou uma economia de R$ 200 mil em energia elétrica e evitou a emissão de mais de 210 toneladas de CO2.

Já o programa Ser+ contribuiu, através de assessoria técnica e investimentos, para o aumento de 20% do volume comercializado pelas cooperativas de catadores – quando comparado com o valor de 2021.

Ainda de acordo com a Brasken, a média mensal das três cooperativas participantes do programa, passou a arrecadar 65 toneladas, um aumento de 11 toneladas quando comparado ao ano anterior.