Concurseiros do processo seletivo da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) deste domingo (15), alegam ter perdido a prova por má orientação de funcionários no local. O Portal Salvador FM entrou em contato com três mulheres que alegam terem sido afetadas. Elas preferiram não se identificar.
Nos relatos, o trio, que iria realizar as provas no campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), alega ter chegado no horário determinado, e ao buscarem a sala, foram orientadas de forma equivocada sobre qual pavilhão deveriam se dirigir. Ao chegarem, foram aconselhadas a “correr”.
“O portão fecha às 8h, e já fiz outros concursos, e essa é a indicação para o portão principal, que dá acesso à universidade, e assim fiz. Quando eu entrei, um dos funcionários me informou um local. Como não sou estudante da UFBA e não sei andar por lá, fui me certificar com um outro segurança em uma moto. Segui as orientações, e ao chegar me informaram que eu estava no lugar errado e não me deixaram entrar na sala”, inicia uma delas, informando também que não existia orientação em nenhum local do campus.
Segundo ela, um desses funcionários conduziu-a ao coordenador, que a indicou um novo local. “Quando chego, as portas estavam trancadas e me disseram que eu não poderia mais fazer a prova. Quando fui buscar pelo coordenador novamente, ele virou as costas e saiu”, disse.
A concurseira ainda complementa apontando que “não tinha sinalização, foi super chato. Eu dormi 4h da manhã estudando, cuidando do meu bebê, paguei hora extra para a babá, que chegou super cedo hoje. Existia a necessidade de terem funcionários para essa orientação”.
As outras duas fontes têm histórias similares. Elas alegam que chegaram no horário estabelecido no edital, se comunicaram com funcionários que indicaram o Pavilhão de Aulas da Federação (PAF) IV. No local, foram informadas que não poderiam mais realizar a prova, já que aquela não era a sala indicada e o horário havia se excedido.
“Disseram que era para eu sair correndo, igual uma louca, e mesmo assim não conseguimos fazer a prova”, completou uma delas.
O Portal entrou em contato com a Sesab, que, em nota, afirmou que o órgão disponibilizou o cartão de informação do candidato no último dia 9, e que todos os locais de prova possuem uma “equipe devidamente preparada e treinada para o repasse de todas as informações necessárias durante todo o certame”. Veja na íntegra:
"Em relação à denúncia recebida referente aos 3 (três) candidatos que perderam o horário para acesso ao local de prova do Processo Seletivo Simplificado da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), o Instituto AOCP comunica que o Edital de Abertura nº 01/2022 prevê nos subitens 11.4 e 11.4.1:
“11.4: O CARTÃO DE INFORMAÇÃO DO CANDIDATO com o local de prova deverá ser emitido no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br a partir de 09 de janeiro de 2023.
11.4.1: Serão de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova e o comparecimento no horário determinado”.
Sendo assim, declaramos que, desde o dia 09 de janeiro de 2023 o candidato já possuía acesso às informações com o local de realização da prova, o horário de abertura e fechamento dos portões. O cartão de informação do candidato apresenta a informação de que o candidato deverá chegar com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos do horário fixado para o fechamento dos portões, tal informação está presente, ainda, no subitem 11.6 do Edital de Abertura.
Acrescentamos que o Instituto AOCP, em todos os locais de prova, possui equipe devidamente preparada e treinada para o repasse de todas as informações necessárias durante todo o certame. Ressaltamos, ainda, que, na entrada dos candidatos nos locais de prova onde ocorreu a denúncia, não tivemos problemas com o acesso de, aproximadamente 2.370 (dois mil, trezentos e setenta) candidatos que realizaram as provas nos referidos locais.
Sem mais para o momento.
Maringá/ PR, 15 de janeiro de 2023
INSTITUTO AOCP"
Concurso
O processo seletivo da SESAB reúne 1.073 vagas temporárias, sendo 392 para lotação na Maternidade Maria da Conceição de Jesus, localizada no município de Salvador, e 681 para o Hospital Geral Santa Tereza, localizado no município de Ribeira do Pombal.
O contrato de trabalho tem prazo determinado de até 36 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
A prova é para as vagas de técnico, analista e enfermeiro, com variando entre R$ 1.475 e R$ 4.657.