O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é considerado responsável pelos ataques golpistas em Brasília por 55% da população, segundo pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de S. Paulo. Os brasileiros com essa opinião se dividem entre os que acham que o ex-presidente teve muita responsabilidade (38%) e os que consideram que teve um pouco (17%).
Para 39%, ele não teve nenhuma responsabilidade nos ataques; 6% não sabem responder.
O levantamento do instituto mostra ainda que 45% das pessoas concordam com a afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que Bolsonaro estimulou os atos violentos. Desses, 34% concordam totalmente com o petista, e 11% o fazem apenas em parte.
Entretanto, 45% discorda da avaliação de Lula, sendo 31% os que divergem totalmente e 14% os que discordam dele em parte. Há ainda uma fatia de 2% que não concorda nem discorda com a afirmação do presidente e um grupo de 8% que não sabe responder.
A pesquisa foi realizada nesta terça (10) e quarta (11), com 1.214 pessoas espalhadas pelo país. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações feitas para aparelhos celulares, usados por cerca de 90% da população. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.