Após o aumento de 43,9% na quantidade de roubos ao redor do estado em 2022, registrando mais de 71.389 ocorrências apenas no ano passado, o deputado estadual Tiago Correia (PSDB) previu dificuldades para o novo secretário de Segurança Pública da Bahia, o delegado federal Marcelo Werner.
"É preciso mudar toda a ideia que os governos anteriores tiveram sobre gestão em segurança pública, não apenas mudar os nomes. O estado que mais mata é o estado que mais cresce a quantidade de roubos. Isso não é razoável. Desejo muita sorte ao novo secretário, que ele consiga fazer o que os Governos anteriores não conseguiram", disse.
Os roubos categorizados apenas como “furtos” foram os mais incidentes, com um pouco mais de 50 mil registros. A segunda categoria com maior incidência em 2022 são os roubos à mão armada. Ao longo do ano passado, a Bahia recebeu 12.989 ocorrências de bandidos utilizando algum tipo de armamento, sendo 10.675 armas de fogo.
De acordo com Correia, o Estado terá muito trabalho para reverter o quadro mas, na Assembleia Legislativa, ele tentará ajudar no que for necessário para mudar esse panorama. "Eu sou oposição, tenho posições claras contrárias ao governo, mas a Bahia está sempre em primeiro lugar. Um estado violento não é bom para ninguém. Estarei à disposição para ajudar a nossa Bahia", completou.