Política

Governo derruba sigilo sobre informações de vacinação contra a Covid-19

Ministério da Saúde ainda deve discutir já nos próximos dias a inclusão da vacina no PN

Walterson Rosa/MS
Walterson Rosa/MS

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, afirmou que vai derrubar a determinação de sigilo sobre informações discutidas na Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (Ctai). O anúncio foi realizado em entrevista coletiva nesta sexta-feira (6).

“O alinhamento do governo é que nós possamos trabalhar com transparência, com todos os dados. A reunião será na próxima terça (10/01), com especialistas que vão ajudar a definir as nossas ações”, disse a secretária. 

 A Ctai foi instituída com o objetivo de avaliar os aspectos técnicos e científicos necessários à adoção de medidas para o enfrentamento à Covid-19. Entre as funções da Comissão, está propor ações para a operacionalização da vacinação e auxiliar técnica e cientificamente as decisões a respeito da segurança e cumprimento do esquema vacinal. 

Ethel também informou que o Ministério da Saúde discute a incorporação da vacina Covid-19 ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o esquema de vacinação em 2023. “É possível que a pauta da [reunião da Ctai] seja a antecipação desse calendário de vacina contra a Covid-19, tendo em vista um cenário de novas variantes, proximidade do Carnaval e a cobertura muito pequena de doses de reforço”.

“O PNI tinha uma estrutura de programa que era de campanhas pontuais. Neste governo, o Programa ganha status de departamento com ação integrada ao Ministério, com ações estratégicas”, acrescentou a secretária.