A primeira semana de 2023 contou com quatro estreias no mundo do cinema. Sessões de todo o Brasil passaram a contar com novos longas nesta quinta-feira (5) e, apesar de nenhum filme brasileiro estar na lista, há uma obra premiada no Festival de Cannes entre as novidades.
Confira a lista abaixo:
DECISÃO DE PARTIR
O drama sul-coreano foi o vencedor do prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes 2022. No enredo, um detetive investiga a morte misteriosa de um homem que caiu do pico de uma montanha. A frieza da viúva desperta a curiosidade das autoridades, tornando-a a principal suspeita, no entanto, o detetive acaba se interessando por ela.
Direção: Park Chan-wook
Elenco: Tang Wei, Park Hae-il, Lee Jung-hyun e Go Kyung-pyo.
NOSSA SENHORA DO NILO
A obra é baseada no livro homônimo de Scholastique Mukasonga, e coproduzido entre Bélgica, França e Ruanda. A história acontece em 1973, no colégio interno Nossa Senhora do Nilo, onde garotas são preparadas para pertencer à elite ruandense. Se aproximando da formatura, antagonismos ocorrem no país e na escola e a situação faz alusão à violência genocida, ocorrida no local em 1994.
Direção: Atiq Rahimi
Elenco: Santa Amanda, Mugabekazi, Albina Sydney, Kirenga, Angel Uwamahoro, Clariella Bizimana, Belinda Rubango e Simbi.
EMILY
O filme é uma biografia sobre a escritora inglesa Emily Brontë e mistura realidade e ficção. Enquanto se espera que Emily seja recatada, ela segue sua imaginação e criatividade com forte desejo de ser ouvida. Ao longo da história, ela vive um amor proibido e se mostra genial.
Direção: Frances O’Connor
Elenco: Emma Mackey, Oliver Jackson-Cohen e Fionn Whitehead
SEGREDOS DE GUERRA
A produção LGBTQIAPN+ é baseada em uma história real de um romance vivido por um soldado soviético e um piloto de caça e se passa durante a Guerra Fria. O soldado também vive uma relação com a secretária do comandante da base, onde se forma um triângulo amoroso.
Direção: Peeter Rebane
Elenco: Tom Prior, Oleg Zagorodnii e Diana Pozharskaya.