Política

Deputado do PL ressalta que medidas restritivas colaboraram para aumento do IPVA na Bahia

.

Divulgação
Divulgação

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL), ao comentar sobre o reajuste do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que, na Bahia, deve ser de 10,8%, o parlamentar lembrou que este aumento é fruto das medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado na pandemia da Covid-19.

Leandro salientou que, como a Secretaria da Fazendo (Sefaz) utiliza o preço médio de automóveis na Bahia segundo a tabela Fipe para fazer a estimativa do imposto, a política de lockdown utilizado pelo ex-governador Rui Costa (PT) foi crucial para mais um aumento de imposto no estado, pois houve alta no valor dos carros e de outros produtos por conta da instabilidade econômica que a Bahia passou no período.

"A base de cálculo do IPVA é o valor do automóvel, conforme a tabela Fipe. Como o preço médio dos veículos aumentou, o imposto subiu. Não podemos esquecer que o aumento do preço dos automóveis é retrato do cenário econômico caótico pós-pandemia. Os governos estaduais, especialmente o governo do PT na Bahia, criaram diversas medidas restritivas que prejudicaram fortemente a economia, indo contra as decisões do governo federal, que sempre buscou proteger a saúde financeira da população. Hoje, como consequência lógica, o preço dos veículos disparou, o que impacta diretamente no valor do IPVA, dificultando ainda mais a situação financeira dos cidadãos", destacou Jesus.