Nomeado para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o deputado estadual Osni Cardoso (PT) atribuiu à uma xenofobia velada a resistência, principalmente, do PT de São Paulo ao nome do ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT).
Rui foi nomeado para a Casa Civil do governo Lula (PT), mas seu nome enfrentou críticas de uma ala do próprio partido. Segundo Osni, este não é um movimento restrito à sua legenda, mas que reflete o próprio preconceito sofrido amplamente pelos nordestinos.
"Tenho uma opinião que não é só da imprensa, nesse caso sobre Rui ainda é uma opinião geral do Sul sobre o Nordeste. A turma do PT que não queria Rui, era de onde? De São Paulo. Se olhar os quadros de ministros do PT em relação aos outros, São Paulo está a frente com muito mais nomes", disse Osni em entrevista ao programa Fora do Plenário, da rádio Salvador FM.
Mesmo com as dificuldades, o deputado que vai assumir oficialmente o secretariado em fevereiro, acredita que Rui seja plenamente capaz de superar as desconfianças.
"Na minha opinião, se acham mais iluminados, sei lá, o que é um equívoco. Todos os partidos, não só o PT, pode ter falas como essa. Tentaram desarticular a ida de Rui para o ministério, mas ele vai fazer e vai fazer bem. Ele vai na fome e vai dar certo, com objetivo muito claro, e vai ajudar pela capacidade que ele tem", projeta.
Assistir: