Política

Patrícia Pataxó é nomeada superintendente de Políticas para os Povos Indígenas

A Superintendência é uma das novidades do governo

Vagner Souza /Salvador FM
Vagner Souza /Salvador FM

A indígena Patrícia Rodrigues dos Santos Pataxó foi nomeada para o cargo de superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, subordinada à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).

Patrícia foi anunciada para o posto no último dia 28 de dezembro, mas a sua nomeação foi publicada nesta terça-feira (3), no Diário Oficial do Estado, assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

A Superintendência é uma das novidades do governo que sucede o mandato de 8 anos de Rui Costa. Jerônimo se declara como indígena, e tem espelhado suas decisões na condução do presidente Lula (PT), que já sinaliza para uma maior atenção à questão dos povos originários. 

Na cerimônia da passagem de faixa, com diferentes brasileiros que representavam o "povo", um dos escolhidos para participar do ato foi o cacique Raoni Metuktire, 90, importante liderança indígena caiapó reconhecido mundialmente.

Aqui na Bahia, Jerônimo foi empossado ao som do hino nacional cantado por uma jovem pataxó, que mesclava a letra original com palavras da língua da sua etnia. 

O governador finalizou o seu discurso ainda agradecendo aos "deuses, orixás e encantados", sem esquecer de incluir as entidade identificadas com as crenças de matriz africana e indígena.