Esporte

Neymar e Cielo podem ficar de fora dos Jogos Olímpicos de 2016 no RJ

O bicampeão mundial do salto em distância Mauro Vinicius e o judoca bronze nos Jogos de Londres Rafael Silva também correm o risco de não disputar

NULL
NULL

Faltando menos de cinco meses para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a equipe brasileira está sendo formada, mas algumas estrelas correm risco de ficarem fora dos Jogos.

O campeão olímpico dos 50m nado livre Cesar Cielo, o bicampeão mundial do salto em distância Mauro Vinicius, o judoca bronze nos Jogos de Londres Rafael Silva e a grande estrela do futebol nacional Neymar correm o risco de não disputar o maior evento poliesportivo do mundo.

O quarteto é essencial para as pretensões do COB – Comitê Olímpico do Brasil, que é ficar no top 10 do quadro de medalhas, resultado que seria inédito para o país. Cesar Cielo, caso consiga a classificação, pode brigar por até três medalhas. Além dos 50m livre, sua especialidade, pode nadar também os revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley.

Rafael Silva foi presença constante no pódio durante o ciclo olímpico, mas desde a contusão ainda não voltou à velha forma. Duda é uma das poucas chances de medalha do Brasil no atletismo, mas ainda não conseguiu sequer a marca mínima estipulada para disputar a competição. Por fim, Neymar ainda negocia com o Barcelona para que o clube libere o craque para os Jogos Olímpicos. 

Quem está com mais dificuldades é Cesar Cielo, dono de três medalhas olímpicas e recordista mundial dos 50m e 100m livre. Sem conseguir nadar bem desde o fim de 2014, quando conquistou cinco medalhas no Campeonato Mundial em piscina curta, Cielo tem apenas mais uma chance de conseguir o índice olímpico, no Troféu Maria Lenk, em abril, no Rio de Janeiro. Cesar entrou no GP de Orlando, semana passada, com a meta de nadar os 50m perto de 22s15 . Anotou 22s67 nas eliminatórias e parou nos 22s47 na final (sexto lugar). A vaga olímpica corre perigo.

Neymar vive um problema extracampo para disputar os Jogos. O craque do Barcelona já deixou claro que tem como um grande objetivo na temporada tentar o inédito ouro para a seleção brasileira. O jornal Marca, da Espanha, mas o Barcelona, clube que pode vetar a participação do jogador, ainda não confirmou.

Em junho, será realizada a Copa América. Se tiver que escolher entre os dois torneios, Dunga indicou que vai optar por ter Neymar nas Olimpíadas. O atacante seria um dos três  com mais de 23 anos permitidos pelo regulamento.

Foto: Reprodução