Eventos

Exagerou? Confira dicas de “detox” para início de ano

O Portal Salvador FM conversou com o nutricionista Yuri Brito, que explicou como funciona a retenção hídrica

Pixabay
Pixabay

Depois da comilança e bebedeira proporcionadas pelas festas do final de ano, é importante começar 2023 cuidando mais do corpo e dando a ele os nutrientes necessários para uma vida mais saudável e enérgica.

Os alimentos ricos em sódio, açúcar e álcool acabam afetando o funcionamento do corpo e gerando a temida retenção hídrica, que além do inchaço pode causar dores corporais, estresse e desconforto intestinal. O Portal Salvador FM conversou com o nutricionista Yuri Brito, que explicou como funciona a retenção.

“Após comidas gordurosas, desequilíbrio alimentar, por ter altas concentrações de sódio, pode acabar influenciando no aumento da concentração das células, gerando retenção e inchaço”, explicou Yuri.

O especialista deu dicas de alimentação para melhorar a digestibilidade e retornar ou iniciar uma rotina com mais disposição. Confira:

1. Beber bastante água

A água ajuda no esvaziamento gástrico melhorando assim, o intestino por inteiro. 

2. Ingerir frutas

Mamão, abacaxi, limão, laranja são ótimas para a digestibilidade 

3. Consumir folhosos verde escuro

Couve, alface, rúcula, acelga, hortelã também auxiliam no processo

4. Apostar no gengibre

O gengibre, em especial, é um ótimo antioxidante e pode ser adicionado em sucos e temperos. 

5. Volte à rotina

Voltar a rotina normal ajuda bastante, pois o nosso corpo ama rotina e isso inclui a atividade física.

6. Sucos e chás

Eles ajudam a melhorar a digestão e problemas de inchaço e são ótimas para combater o empachamento, gases ou desconfortos abdominais.

Aposte em chás de boldo, cavalinha, hortelã, erva doce, macela. O suco de abacaxi com limão e gengibre, e também o de cenoura, couve, limão e hortelã são ótimas opções.