Política

Após desastres, Rosemberg cita possibilidade de abrir CPI para investigar a Chesf

O Governo da Bahia anunciou que avalia responsabilizar a Companhia por prejuízos causados a moradores e comerciantes da cidade de Jequié

Vagner Souza/ Salvador FM
Vagner Souza/ Salvador FM

Líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT) comentou sobre a possibilidade de ser instaurada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), devido às enchentes causadas no últimos dias no sudoeste baiano. 

O Governo da Bahia anunciou que avalia responsabilizar a Companhia por prejuízos causados a moradores e comerciantes da cidade de Jequié. O centro do município ficou debaixo d'água após o aumento da vazão da Barragem de Pedra, na Bacia do Rio de Contas. Para o governo, uma das hipóteses é a de que esta ação tenha contribuído com as inundações na Bahia.

Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (29), Rosemberg explica que os deputados discutiram sobre a responsabilidade da Chesf frente às inundações que atingiram diversas cidades baianas. 

“Discutimos a responsabilidade da Chesf, com relação a ter feito um erro de operação. As comportas deveriam ter sido abertas com antecedência para que não acumulasse tanta água e isso acabou impactando na necessidade que eles tiveram de abrir as comportas numa velocidade muito maior […] o que acabou gerando um acúmulo de água grandioso no Rio de Contas e criando essa situação que começou de Jequié até Itacaré”, declarou. 

Ainda de acordo com o deputado, a ideia é que o Legislativo Estadual aprove em sua próxima sessão uma proposta que vise instaurar uma CPI para investigar a Companhia e esclarcer se houveram motivações por parte da Chesf que acabaram culminando nos desastres naturais na região do Rio de Contas.