O governador diplomado, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou a manutenção da cúpula da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Ou seja, Coronel Paulo Coutinho, delegada Heloísa Brito, e Coronel Anderson Marquezine seguem no comando da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, respectivamente. Para chefiar a pasta, o petista nomeou Marcelo Werner, delegado da Polícia Federal (PF).
“Já combinei com o próprio secretário, e anuncio agora a manutenção do comandante Coronel Coutinho, no comando da Polícia Militar; da delegada Heloísa, no comando da Polícia Civil; e de Coronel Marquezine, que está em Jequié, como comandante do Corpo de Bombeiros”, disse Jerônimo na tarde desta quinta-feira (29).
O futuro governador ainda apontou que a pasta se aliará a outros setores do estado, como educação, cultura e direitos humanos, para ampliar a “política de paz” na Bahia.
“O atual governo federal não fez seu dever de casa, pelo contrário, estimulou um grau de violência muito forte. E nós temos uma responsabilidade muito grande de trabalhar na Segurança Pública articulada com a educação, com os direitos humanos, com a política de presídio deste estado, de cultura, nós faremos o papel de polícia mas queremos ampliar as outras áreas que precisarão, de uma forma conjunta, estabelecer uma política de paz neste estado”, finalizou o governador diplomado.
Marcelo Werner
O novo secretário da Segurança Pública (SSP-BA), Marcelo Werner, é soteropolitano, graduado em Direito pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal). Delegado da Polícia Federal (PF), acumula uma série de experiências em cargos de gestão na instituição.
Além disso, Werner é professor de técnicas operacionais da PF desde 2021 e já atuou como chefe do Setor de Inteligência Policial (SIP) da Polícia Federal, chefe substituto da Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência Regional da PF na Bahia e chefe substituto da Delegacia de Polícia de Imigração (Delemig).