Política

Partidos de esquerda repudiam morte de jovem pela polícia no Nordeste de Amaralina

De acordo com o texto, a tragédia é mais um capítulo da história "perversa do racismo"

Reprodução/TV Bahia
Reprodução/TV Bahia

A morte do jovem Marcelo Daniel Ferreira Santos, na noite de Natal, causou revolta nos moradores do bairro do Nordeste de Amaralina e despertou atenção dos partidos de esquerda, que, mesmo alinhados ao governo Rui Costa (PT), questionam a ação da Polícia Militar.

Em nota de repúdio assinada pelos presidentes municipais do PCdoB, PSB, PSOL e PT, eles cobram o fim do "extermínio da juventude negra" no país, que se reflete na violência cotidiana no estado.

De acordo com o texto, a tragédia é mais um capítulo da história "perversa do racismo", chamando atenção para os dados alarmantes da violência policial na Bahia nos últimos anos.

Prestes a iniciar o governo Jerônimo Rodrigues (PT), que representa a continuidade do PT após 16 anos consecutivos, os partidos que contribuíram para a sua eleição pedem que a gestão foque em remodelar a atuação policial que preserva a vida dos "cidadãos".

Nesta quarta-feira (28), moradores do Nordeste de Amaralina protestaram contra a morte de jovem e bloquearam as vias na Avenida Visconde de Itaborahy.

"Em 2023 iniciaremos um novo momento, com as gestões estadual e federal alinhadas no combate à pobreza, à desigualdade, ao racismo e voltadas para o desenvolvimento social e econômico do país e será de suma importância trabalhar por uma polícia cidadã, bem preparada e que atue de forma respeitosa na proteção de todos os cidadãos. Que os responsáveis sejam investigados e responsabilizados na forma da lei", diz a nota.

Leia na íntegra: 

É preciso acabar com o extermínio da Juventude Negra no Brasil. 

O PCdoB de Salvador, o PT Salvador, o PSB Salvador e o PSol Salvador, vêm a público manifestar indignação e repúdio diante do assassinato do jovem negro Marcelo Daniel Ferreira Santos. 

Vítima de mais uma desastrosa atuação policial, o jovem de 19 anos, morador do Nordeste de Amaralina, foi alvejado com quatro tiros, enquanto celebrava o Natal com a sua família, na noite do último sábado.

Este é um dos tristes episódios que caracterizam o extermínio que viemos presenciando há décadas. Enquanto instituições e entidades representantes da Sociedade Civil organizada, manifestamos nosso apelo à sociedade, aos gestores públicos e aos órgãos competentes não só na Bahia, mas de todo Brasil. 

O episódio revela a face mais perversa do racismo, que é o extermínio. Como demonstrou o estudo do Fórum Brasileiro de Segurança, das 6.416 pessoas mortas por intervenção policial em 2020, 78,9% eram negras.

Em 2023 iniciaremos um novo momento, com as gestões estadual e federal alinhadas no combate à pobreza, à desigualdade, ao racismo e voltadas para o desenvolvimento social e econômico do país e será de suma importância trabalhar por uma polícia cidadã, bem preparada e que atue de forma respeitosa na proteção de todos os cidadãos.

Que os responsáveis sejam investigados e responsabilizados na forma da lei. 

Justiça por Marcelo Daniel!

Salvador, 28 de dezembro de 2022.

Aladilce Souza
Presidenta do PCdoB de Salvador

Cássia Magalhães
Presidenta do PSB de Salvador

Raimundo Calixto
Presidente do PSOL de Salvador

Cema Mosil
Presidenta do PT de Salvador