Bahia

Obras do Tramo III do metrô de Salvador será entregue na sexta-feira (30)

A empresa vai fazer adequações antes do início da operação com passageiros, prevista para acontecer em três meses

Mateus Pereira/GOVBA
Mateus Pereira/GOVBA

O governo da Bahia anunciou nesta quarta-feira (28), que vai entregar as obras físicas do Tramo III do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) à concessionária CCR Metro Bahia, na sexta (30). A empresa vai fazer adequações antes do início da operação com passageiros, prevista para acontecer em três meses.

O novo trecho possui, aproximadamente, cinco quilômetros de extensão, a partir da estação Pirajá, com duas novas estações: uma em Campinas de Pirajá, nas imediações da Brasilgás, e a outra denominada Águas Claras/Cajazeiras, implantada na confluência da Avenida 29 de Março com a BR-324.

O Tramo III foi implantado às margens da Rodovia BR-324. Ele também vai interceptar importante parque industrial e logístico, com 4,66 Km de extensão, duas estações metroviárias, a primeira em Campinas de Pirajá e a segunda em Águas Claras/Cajazeiras, e dois Terminais de Integração de Ônibus Municipal e Metropolitano, além de estar conjugado à nova estação rodoviária de Salvador e a duas subestações: uma auxiliar e uma retificadora de energia.

O empreendimento faz parte de um grande complexo intermodal, que deverá atender às demandas de transporte urbano dessas regiões e beneficiar a população que chega ou sai da capital, expandindo os atuais 33 km em operação para, aproximadamente, 38 km.

Terminais

O terminal de Integração de Campinas de Pirajá vai possuir nove baias de atendimento de passageiros e quatro vagas para os ônibus na área de espera. Terá, ainda, áreas reservadas para o atendimento dos usuários que utilizam táxi, carros de aplicativos e mototáxis, bem como equipamento de apoio aos motoristas, guaritas policiais, bloco administrativo, subestação e abrigo de resíduos.

O projeto envolve, também, a readequação nas principais vias de acesso ao Terminal e à Estação Campinas, com ampliações na Rua da Bolívia e Rua Arthur Orrico.