A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza a partir desta segunda (26), uma ação em combate a proliferação de mosquitos que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya, na região da arena Daniela Mercury e em estabelecimentos próximos ao local, onde será realizado o Festival da Virada de Salvador.
A ação, que acontece até a próxima terça-feira (27), na orla da Boca do Rio, tem como objetivo fiscalizar, tratar os pontos críticos, eliminar os focos e criadouros dos vetores, para evitar o crescimento dos casos das arboviroses, como a dengue, chikungunya e zika vírus.
A operação faz parte do projeto "Plano Verão Sem Mosquito", que começou em setembro deste ano e segue até março de 2023. Neste período foram desenvolvidas ações integradas e multidisciplinares com outras secretarias para garantir a segurança da população.
De acordo com a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, o plano acontece como um ato preventivo em combate ao período sazonal propício à proliferação do mosquito, já que o verão é o período onde existe maior elevação da temperatura e com muitas pancadas de chuva de forma simultânea.