Bahia
Trabalhador morre dentro da Vale em Simões Filho, denuncia sindicato
Ainda segundo o sindicato, a empresa informou que o trabalhador foi encontrado inconsciente e levado para o Hospital Simões Filho
Na madrugada desta sexta-feira (11), um funcionário foi encontrado morto da sede da mineradora Vale, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), localizada na BA-093. A denúncia foi feita pela diretora do Sindicato dos Metalúrgicos do município, Valéria Possadágua.
De acordo com as informações obtidas pelo sindicato, a morte de José Vanderlai de Alves Souza, de 44 anos, foi identificada por outros funcionários por volta da 1h, no setor onde o torneiro mecânico trabalhava no período da noite há 15 anos, no horário das 16h às 0h. Segundo o sindicato, a empresa informou que o trabalhador foi encontrado inconsciente e levado para o Hospital Simões Filho. Porém, a representante afirma que a equipe médica que atendeu a ocorrência garantiu que José já chegou morto à unidade. A causa da morte ainda não foi divulgada.
Ainda de acordo com Valéria, a mineradora é reincidente em casos de acidente de trabalho e que envolve a segurança do trabalhador. "Recentemente, houve um assalto e teve troca de tiros dentro da empresa. Não é de hoje que acontece esses tipos de coisas dentro dessa empresa", lembrou Valéria. A lembrança coincide com o caso de setembro do ano passado, em que um homem identificado como Manoel Francisco dos Snatos Filho, de 27 anos, morreu após uma troca de tiros com seguranças da empresa.
A empresa Vale garantiu um posicionamento até o final da manhã desta sexta e não falou nada sobre o ocorrido.