Renomado nome com trajetória no Ministério Público da Bahia (MP-BA) e ex-ministro da Justiça no governo Dilma Roussef (PT), Wellington César, está entre os nomes avaliados pelo governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT), para comandar a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A pasta é considerada um dos pontos críticos da gestão de Rui Costa (PT) nos últimos anos, principalmente sob o comando de Ricardo Mandarino. A Bahia tem alguns dos piores índices de violência em todo o país.
Wellington César ganhou força após uma ala do PT resistir ao nome do coronel Paulo Coutinho, o atual Comandante-Geral da Polícia Militar, segundo informações do site BNews.
Caso aceite um eventual convite, Wellington precisaria se aposentar do MP-BA.
Em 2016, o extindo partido DEM, à época presidido por ACM Neto, protocolou uma ação contra a nomeação de Wellignton César ao Ministério da Justiça, questionando o exercício de um cargo público sendo membro do MP.
Ele pediu exoneração de um cargo comissionado de procurador-geral adjunto, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou que ele deveria se afastar do ministério ou abandonar o cargo vitalício no MP, que ele decidiu não fazer.