Ex-ministra do Planejamento do governo Dilma (PT), Miriam Belchior vai ser secretária-executiva da Casa Civil do novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Belchior trabalhará junto com o governador da Bahia, Rui Costa, anunciado como chefe da pasta.
Miriam é do PT e foi ministra do Planejamento e presidente da Caixa Econômica Federal – cargo que deixou em 2016, após o afastamento de Dilma Rousseff (PT) do Palácio do Planalto. Ela também foi responsável por assessorar Lula na montagem do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
De acordo com a Folha de S. Paulo, a expectativa de interlocutores é de que o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), atualmente sob comando do Ministério da Economia, vá para a Casa Civil. Belchior era uma das defensoras dessa tese
No último sábado (17), Rui e Miriam se reuniram com integrantes do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde está sendo realizada a transição de governo.
Em coletiva após anúncio de que seria ministro, Rui ainda ressaltou que a pasta coordenará a gestão do governo e não cuidará da articulação política – função normalmente exercida pela Casa Civil. A pasta, de acordo com o governador, vai atuar com prioridade na articulação com estados, municípios e o setor privado para ampliar concessões e parcerias público-privadas (PPP).