Política

Flávio Dino explica política para drogas que pretende conduzir no Ministério da Justiça

Dino confirmou que não pretende revisar a legislação sobre drogas antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o julgamento da descriminalização

Ricardo Stuckert/PT
Ricardo Stuckert/PT

Senador eleito este ano pelo Piauí e nomeado futuro Ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB) participou do programa Roda Viva na noite desta segunda-feira (19), e respondeu qual a sua perspectiva para a política de drogas no próximo governo.

Dino confirmou que não pretende revisar a legislação sobre drogas antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o julgamento da descriminalização, que pode estabelecer parâmetros para distinguir "pequenos e grandes traficantes".

Ele disse ainda que pretende reorganizar a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), que hoje é dividida entre três ministérios: Justiça, Saúde e Cidadania. 

"Inicialmente nós não vamos nos movimentar no sentido de rever a lei enquanto não finalizar o julgamento, pois é ele quem vai oferecer balizas fundamentais. Você pode tratar pequeno traficante igual ao grande? […] são respostas que o Supremo vai fixar e, a partir daí, a gente vai ver e examinar uma eventual revisão", explica.