O deputado estadual Robinson Almeida (PT) enalteceu as mulheres anunciadas como novas secretárias do governo de Jerônimo Rodrigues (PT), que tomam posse a partir do dia 1° de janeiro.
Entre os 11 primeiros nomes dos 26 secretariados, três são mulheres. Apesar do número ainda discreto e pequeno proporcionalmente, Robinson destaca que as pastas designadas são importantes e representam boa parte do orçamento do Executivo.
Adélia Pinheiro deixa a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e passará a comandar a Secretaria de Educação, utilizando a sua experiência como reitora da Universidade Estadual de Feira de Santanta.
Roberta Santana, que era coordenadora da Sesab, será titular da pasta. A terceira secretária é Fabya Reis, que será titular da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social. Com trajetória no Movimento Social Sem Terra (MST), ela é um quadro conhecido do PT e já passou pelas secretarias da Mulher e de Promoção e Igualdade Social no governo de Jaques Wagner (PT).
"As mulheres são três de onze, mas muito empoderadas. Vão conduzir a educação e a saúde, que juntas somam praticamente metade do orçamento de investimento do estado", disse Robinson em entrevista ao programa Fora do Plenário, da rádio Salvador FM, na noite desta segunda-feira (20).
"A secretaria de Assistência Social tem centralidade na prioridade do governador no início de mandato, que é o combate à fome. Ele deu às três mulheres que escolheu neste primeiro anúncio, responsabilidades tão grandes ou maiores que o restante dos indicados", acrescentou.
RENOVAÇÃO
Apesar de nomes já conhecidos no governo Wagner e Rui Costa, o ex-secretário de Comunicação destacou o nome de Adolpho Loyola, que será um dos 'braços-direito' de Jerônimo como chefe de gabinete, e de Felipe Freitas.
Freitas é doutor e professor especialista em segurança pública e violência, com experiência em cargos federais. Ele foi nomeado Secretário de Justiça e Direitos Humanos.
O restante do secretariado deve ser anunciado até a próxima sexta-feira (23), de acordo com o governador eleito. Robinson crê que novos nomes vão surpreender os baianos e mostrar o compromisso de Jerônimo em renovar ainda mais a equipe do governo, mesmo mantendo alguns quadros mais experientes.
"Tem que combinar renovação com a experiência, porque é um governo de continuidade […] tem uma renovação importante, não é de 100%, mas já temos novos nomes e vamos continuar tendo nos próximos anúncios", reiterou.