Política

Com escolha de deputados para secretariado, suplentes ganham chance em Brasília; confira

PT tenta equilibrar apoio no Legislativo realocando funções no governo para dar lugar aos suplentes

Montagem/Câmara dos Deputados
Montagem/Câmara dos Deputados

Pelo menos dois suplentes vão ser alçados ao cargo de deputado federal na Câmara em Brasília, após o anúncio de 11 dos 26 secretários do governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia. 

O comunicado foi feito na tarde desta segunda-feira (19), durante evento no auditório do Desenbahia. O restante da equipe será anunciado até o fim desta semana.

A realocação de funções não é feita por acaso. O PT tenta recompor as perdas nas bancadas na última eleição e vê na nomeação de secretários a oportunidade de dar lugar a nomes experientes que ficaram de fora da Câmara e da Assembleia.

Sérgio Brito (PSD) foi escolhido para a Secretaria de Infraestrutura, cedendo sua cadeira na Casa a Charles Fernandes (PSD), que já tinha sido deputado, mas perdeu a reeleição este ano.

Quem também será contemplado é o deputado federal Josias Gomes (PT). Ele entra na vaga de Afonso Florence (PT), que vai para o cargo de confiança sendo o secretário da Casa Civil de Jerônimo.

Além de ter sido deputado desde 2003, Josias também já foi secretário de Desenvolvimento Rural no governo de Rui Costa (PT), substituindo à época, justamente, o governador petista diplomado na semana passada.