Bahia

Lauro de Freitas registra cerca de 30 casos de poluição sonora por dia

Durante toda a semana, as equipes de fiscais da SEMARH visitaram lojas, restaurantes e bares de diversos bairros para levar informação e orientar quanto a necessidade de não ultrapassar os limites permitidos de emissão sonora

Divulgação
Divulgação

Com a proximidade das festas de final de ano, a cidade de Lauro de Freitas registra cerca de 30 ocorrências de poluição sonora por dia. De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH), Alexandre Marques, a quantidade de casos afeta a qualidade de vida dos moradores. 

"A poluição sonora afeta a qualidade de vida de forma coletiva, além de trazer consequências para a saúde física e mental. É preciso combater esta prática na cidade e mostrar através da educação ambiental, a forma correta dos estabelecimentos utilizarem o som, sem causar perturbações e respeitando o próximo", disse.

Durante toda a semana, as equipes de fiscais da SEMARH visitaram lojas, restaurantes e bares de diversos bairros para levar informação e orientar quanto a necessidade de não ultrapassar os limites permitidos de emissão sonora.

Durante as atividades de educação ambiental nos estabelecimentos, os comerciantes foram instruídos a respeito da Lei Municipal 1.536/2014, que trata sobre combate à poluição sonora, que causa perturbação de sossego e danos à saúde da população. A Lei estabelece que os limites de decibéis de 7h às 21h59 é de até 70dB, e das 22h às 06h59 até 60dB.

Denúncias

Situações de possíveis desobediências à lei do silêncio, podem ser informadas através do telefone 156, do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), em funcionamento 24h por dia ou pelo canal de denúncias da própria SEMARH, no número (71) 3369-9162, em funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 14h e também pelo e-mail: [email protected].