Bahia

Cerca de 250 mil animais são imunizados contra raiva em Salvador em 2022

A vacina antirrábica foi aplicada de forma gratuita

Prefeitura de Salvador
Prefeitura de Salvador

Em 2022, cerca de 250 mil cães e gatos em Salvador receberam a vacina antirrábica e foram protegidos gratuitamente contra a raiva. Somente durante a campanha nacional, ocorrida entre agosto e setembro, houve um incremento de mais de 200 mil animais imunizados. A estratégia mobilizou pontos fixos, drive-thrus e dupla volantes de agentes de saúde, realizando busca ativa em diversas localidades da capital baiana.

A vacina antirrábica faz parte da rotina de 100 unidades de saúde espalhadas pela cidade e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A lista completa dos locais está disponível no site, além do canal Fala Salvador 156 e pelo telefone do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no número (71) 3611-7331, onde é possível também tirar dúvidas.

Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explica a chefe do setor de raiva do CCZ, Danielle Dantas.