O governador da Bahia e futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), rechaçou os atos antidemocráticos realizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em todo o país, desde os resultados das eleições. Para o petista, estes atos desgastam a imagem das instituições federais, por tentarem politizar os órgãos.
“É vergonhoso, é triste. Até para instituições, o Exército, a Marinha, a Aeronáutica, são símbolos do Estado brasileiro, governos passaram, passam e passarão, mas as instituições precisam ser cuidadas. Uma imagem daquela desgasta, cria uma falsa imagem de politização, ao tentarem vincular instituições tão nobres a atos ilícitos, ilegais e criminosos”., destacou o governador nesta quinta-feira (15).
Além de protestos em frente a quartéis de todo o Brasil pedindo um golpe militar, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro atearam fogo em oito veículos nesta segunda-feira (12), além de vandalizar ao redor da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Vale destacar que na segunda, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi diplomado.
Casa Civil
Na última sexta-feira (9), Rui Costa foi anunciado por Lula como novo ministro da Casa Civil. Ele agradeceu a confiança do presidente eleito e destacou que deve se reunir com os ministros escolhidos para definir os trabalhos, temas, áreas, programas e ações prioritárias que a Casa Civil irá monitorar entre todos os ministérios.
O governador voltará para Brasília nesta sexta-feira (16), onde afirmou que trabalhará durante o final de semana.