Esporte

Neymar é absolvido das acusações envolvendo corrupção em transferência para Barcelona

Ação foi movida pela empresa de investimentos brasileira DIS, dona de 40% dos direitos do jogador quando ele estava no Santos

Reprodução/Instagram @neymarjr
Reprodução/Instagram @neymarjr

Neymar e outros réus foram absolvidos em um caso de fraude e corrupção envolvendo sua transferência do Santos para o Barcelona em 2013. A decisão foi de responsabilidade de um tribunal de Barcelona nesta terça-feira (13).

Além do menino Ney, os ex-presidentes do Barcelona, seu pai Neymar e sua mãe Nadine foram inocentados no caso. Anteriormente, os promotores haviam retirado todas as acusações no julgamento de alto nível.

A ação foi movida pela empresa de investimentos brasileira DIS, que possuía 40% dos direitos do jogador enquanto ele estava no Santos. Ele foi enviado ao Barcelona em maio de 2013, por 17,1 milhões de euros e a empresa recebeu 6,85 milhões de euros.

No entanto, anos depois, o clube catalão revelou que a transação custou 57 milhões de euros, e que uma diferença de quase 40 milhões de euros foi paga à empresa N&N, pertencente aos pais do jogador.

Iniciada a investigação, revelou-se que o total da transação foi ainda maior, totalizando 86,2 milhões de euros.

Assim, a DIS afirma que foram realizadas manobras para reduzir o valor da fatia da empresa no negócio e que, devido ao valor da negociação, o correto seria a empresa faturar 34,5 milhões de euros.

O jogador, os pais deles e os dirigentes do Barcelona são acusados de “corrupção privada”, crime que ainda não existe no Código Penal Brasileiro, o que é a principal linha de defesa de Neymar.