Política

Posse de Jerônimo deve ser mais rápida para governador acompanhar Lula em Brasília

.

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert

A equipe do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) estuda como tornar mais rápida a solenidade de posse, na manhã de 1º  de janeiro, na Assembleia Legislativa da Bahia, para que ele, assim como outros políticos e autoridades presentes, embarquem para Brasília a tempo de acompanhar a cerimônia que reconduz Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República, marcada para 14h. 

Segundo o jornal A Tarde, uma reunião nos próximos dias discutirá os ajustes finais na programação, mas uma das possibilidades é reduzir o número de discursos e encurtar o tempo das falas.

“Os discursos serão mais breves. Acredito que um ou outro pode sair do script, mas é uma causa justa [a viagem a Brasília]. Será o último ano com essa confusão. As datas vão mudar”, afirmou o presidente do legislativo estadual, Adolfo Menezes, referindo-se à alteração da posse a partir de 2027, quando a cerimônia presidencial passa a ser realizada no dia 5 de janeiro, e a dos governadores somente no dia seguinte.  

Após a solenidade oficial no plenário, será realizado um ato político, na área verde em frente à Assembleia, para marcar a transmissão do cargo, entre o atual governador, Rui Costa, e o futuro, Jerônimo Rodrigues. A equipe do futuro governo afirmou que uma grande tenda será montada no local. A expectativa é que os discursos também sejam econômicos. Há ainda possibilidade de apresentação musical, com execução do hino nacional. Mas, por enquanto, nenhum artista foi cogitado.