Cerca de 20 caminhoneiros alegam terem sido impedidos de embarcar no sistema ferry-boat, nesta manhã (7). O grupo realiza uma manifestação no local e fecha uma parte do acesso à bilheteria do Terminal de São Joaquim. Os caminhoneiros relataram à TV Bahia que receberam a informação que embarcariam no ferry Zumbi dos Palmares, mas em seguida a informação foi negada.
A Internacional Travessias Salvador (ITS), empresa responsável pela administração do sistema Ferry Boat, disse ao Portal Salvador FM que a travessia de veículos pesados está suspensa em véspera de feriado desde o decreto da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).
"A ITS informa que a suspensão da travessia de veículos pesados (ônibus, jamanta, caminhões etc) ocorre desde o mês passado nos dias de sexta, sábado, vésperas de feriado e no dia posterior a um feriado. A suspensão ocorre em atendimento à resolução da Agerba e foi amplamente divulgada desde aquele momento nos veículos de comunicação, consta nos boletins diários enviados à imprensa e parceiros, e está fixada nos guichês, nos terminais, acessível a todos os usuários".
Suspensão
A medida de suspensão temporária, anunciada pela Agerba e válida desde o último dia 10, prevê a suspensão de travessias dos veículos pesados, partindo de São Joaquim (sentido Bom Despacho), das 5h das sextas-feiras até às 15h dos sábados, como também das 5h das vésperas de feriados até as 15h do dia posterior ao feriado. No sentido Bom Despacho (para São Joaquim), a suspensão será das 5h dos domingos até as 15h da segunda-feira, como também das 5h do dia do feriado até as 15h do dia seguinte ao feriado.
A determinação traz que ônibus, jamanta, caminhão simples, caminhão trucado e micro-ônibus, reboque e utilitário com capacidade de carga a partir de 1.500kg, não poderão ser colocados nas embarcações durante a restrição.