O programa Sou Salvador já deu início à terceira etapa de capacitações, que contempla cerca de 160 empreendedores do comércio informal que atuam no setor turístico do bairro da Barra. O lançamento desta fase ocorreu na Aliança Francesa, na Ladeira da Barra, e a iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), o Parque Social e as Secretarias da Saúde (SMS), Ordem Pública (Semop) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
De acordo com a diretora de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, o Sou Salvador visa a qualificação dos ambulantes, promovendo o crescimento pessoal e profissional, a melhoria na recepção e na qualidade do atendimento prestado a baianos e turistas, além da criação de um ambiente de reordenamento na região.
Funcionamento
O projeto é dividido em três fases, sendo a primeira a capacitação através de workshops. A segunda é a etapa de recadastramento e ordenamento dos participantes, que está condicionada à participação efetiva dos ambulantes nas atividades. A última fase é de acompanhamento e avaliação. Nela, haverá uma fiscalização da Semop, para garantir que as pessoas em atuação na região da Barra tenham passado pela capacitação e estejam organizadas
Esta terceira edição segue até o dia 14 de dezembro, com a realização de oficinas de capacitação sobre o Mercado Informal no Contexto Turístico, Comunicação e Atitudes Hospitaleiras, Hospitalidade, Ética e Responsabilidade, Hospitalidade, Nossos Direitos e Deveres, Hospitalidade para Garantir a Satisfação, Marketing e Vendas, Educação e Vendas, Educação Financeira , Identificação de Perigos e Doenças, Identificação de Perigos e Doenças Transmitidas por Alimentos e Boas Práticas para Manipulação de Alimentos.
Além das palestras, os ambulantes serão direcionados a pensar como empreendedores, através do acompanhamento e orientação pelos agentes de empreendedorismo do Parque Social, que farão orientações financeira e comportamental, com foco no fomento ao crédito e o monitoramento das atividades e qualidade do atendimento para crescimento do negócio. A proposta é que os ambulantes executem no cotidiano as práticas de organização, planejamento e controle financeiro, e possam gerir seus negócios de forma consciente para alcançar sucesso e rentabilidade.
Etapas anteriores
A primeira etapa do programa ocorreu no segundo semestre do ano passado, com a capacitação de quase 500 ambulantes do Centro Histórico. Já a segunda qualificação aconteceu no mês de novembro quando 160 vendedores ambulantes que vão trabalhar no Natal Luz, no Campo Grande, foram formados.