Com os estragos causados pela frente fria que atinge o estado baiano, a cidade de Ilhéus, no no sul da Bahia, decretou situação de emergência na sexta-feira (2). A informação foi divulgada no perfil oficial do município no Instagram.
Segundo a publicação, a decisão foi tomada após reunião realizada durante a tarde com o gabinete de crise criado para atuar na situação. O acumulado de chuvas na região pode atingir 80 milímetros até a próxima segunda-feira (5), de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
A cidade foi definida para abrigar a base de operações da chuva no estado, onde, conforme a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do estado (Sudec), os militares podem ser deslocados com mais facilidade para atuarem nas cidades atingidas na região sul, extremo sul e sudoeste, que são as mais afetadas.
Nesta sexta, o número de pessoas atingidas pelos danos das chuvas na Bahia chegou a 60.732. Entre eles, 355 estão desabrigados e 6.802 ficaram desalojados com o temporal, que provocou alagamentos em várias regiões. Não há registro de desaparecidos e nem de mortes.
Ainda de acordo com o balanço, os números correspondem às ocorrências registradas em 43 municípios afetados. Destes, doze tiveram situação de emergência reconhecida pelo estado. Além deles, Ilhéus, Teodoro Sampaio, que fica a cerca de 100 km de Salvador, também decretou situação de emergência, e São Félix, no recôncavo, declarou estado de calamidade pública.